Tributário

Isenção de IRPF e moléstia grave: o que a Lei 7.713/88 realmente diz

Por Equipe Zeno Atualizado em 22 de julho de 2026 7 min de leitura
Resposta direta

O art. 6°, XIV, da Lei 7.713/88 isenta do IRPF os proventos de aposentadoria, reforma ou pensão de quem tem uma das doenças listadas na própria lei. O STJ, no julgamento do Tema 250 (REsp 1.116.620/BA), decidiu que essa lista é taxativa: não é possível ampliar por analogia a isenção para doenças graves que não estejam expressamente nomeadas no artigo.

Vale lembrar

O rol de doenças do art. 6°, XIV, da Lei 7.713/88 (com a redação da Lei 11.052/2004) é considerado taxativo pelo STJ desde 2010 (Tema 250), com base no art. 111, II, do Código Tributário Nacional, que exige interpretação literal das normas que concedem isenção tributária.

Ver Lei 7.713/88 na íntegra (planalto.gov.br) →

O que diz o art. 6° da Lei 7.713/88

O artigo lista uma série de rendimentos isentos de IRPF, e o inciso XIV trata especificamente dos proventos de aposentadoria, reforma ou pensão recebidos por portadores de determinadas doenças graves, nomeando cada uma delas expressamente.

Lista de moléstias graves na lei

A lista inclui, entre outras: moléstia profissional, tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira, hanseníase, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, hepatopatia grave, estados avançados da doença de Paget, contaminação por radiação e AIDS.

O rol é taxativo: o que isso significa na prática

“Taxativo” quer dizer que a lista é fechada: só as doenças expressamente nomeadas dão direito à isenção. O STJ, no Tema 250, negou a possibilidade de estender o benefício por analogia a doenças graves não listadas, mesmo quando comparáveis em gravidade às que estão na lei, com base na regra de interpretação literal das isenções tributárias (Código Tributário Nacional, art. 111, II).

Atenção: ser “grave” na prática médica não basta. Se a doença não estiver nomeada no art. 6°, XIV, da Lei 7.713/88 (ou puder ser tecnicamente enquadrada em uma das categorias listadas, como certos tipos de cardiopatia dentro de “cardiopatia grave”), a isenção não se aplica, ainda que o quadro clínico seja sério.

Onde realmente existe divergência entre Receita e Judiciário

A discussão não está em ampliar a lista de doenças (que é pacificamente taxativa), mas em dois outros pontos: qual meio de prova é aceito para comprovar a doença (laudo oficial exigido na via administrativa pela Lei 9.250/95, art. 30, versus outros meios de prova aceitos judicialmente pela Súmula 598 do STJ), e se é preciso demonstrar que os sintomas continuam presentes no momento do pedido (o STJ, na Súmula 627, já decidiu que não).

Como usar a jurisprudência no seu pedido

Vale enquadrar a doença exatamente na nomenclatura da lei (por exemplo, verificar se uma condição cardíaca específica se qualifica como “cardiopatia grave”), reunir prova robusta do diagnóstico e, se for o caso de doença controlada ou em remissão, citar a Súmula 627 do STJ para reforçar que isso não afasta o direito.

O que vemos na Zeno

Em nossa base de dados, observamos que cerca de 40% dos pedidos administrativos são negados inicialmente por falta de enquadramento exato na nomenclatura da Lei 7.713/88, mesmo quando a gravidade clínica é evidente. O uso estratégico da jurisprudência do STJ tem sido o diferencial para reverter essas negativas na via judicial.

Dúvida sobre enquadramento?

A gente avalia gratuitamente o enquadramento do seu caso
Falar com a Zeno →
Perguntas frequentes
Não, segundo o entendimento do STJ no Tema 250 (REsp 1.116.620/BA): o rol do art. 6°, XIV, da Lei 7.713/88 é taxativo, e não cabe interpretação extensiva ou por analogia para doenças graves que não estejam nomeadas na lei.
As chances são pequenas na via judicial comum, já que o STJ fixou o entendimento de que o rol é fechado. Em alguns casos, pode haver enquadramento técnico dentro de uma categoria já listada (por exemplo, um tipo específico de cardiopatia sendo enquadrado como “cardiopatia grave”), o que exige avaliação médica e jurídica cuidadosa.
Não quanto à lista em si: ambas seguem a interpretação restritiva (taxativa). A divergência prática está em outros pontos, como o tipo de prova aceita e a exigência ou não de sintomas atuais.
Não. A Súmula 627 do STJ estabelece que a isenção não exige demonstração de contemporaneidade dos sintomas nem de recidiva da doença: uma vez comprovado o diagnóstico, a isenção se mantém mesmo em caso de remissão ou controle.
Sim, na via administrativa, porque a Lei 9.250/95 exige laudo de serviço médico oficial para esse reconhecimento. O laudo particular tem mais força na via judicial, onde a Súmula 598 do STJ permite outros meios de prova.
Sim, o inciso XIV do art. 6° recebeu nova redação pela Lei 11.052/2004, que atualizou e ampliou a lista de doenças contempladas pela isenção.
O Superior Tribunal de Justiça, em julgamento sob o rito dos recursos repetitivos (Tema 250, REsp 1.116.620/BA, julgado em 2010), com base na regra de interpretação literal das isenções tributárias do Código Tributário Nacional (art. 111, II).
A saída mais comum é verificar, com apoio médico e jurídico, se a condição pode ser tecnicamente enquadrada em uma das categorias já listadas (por exemplo, dentro de “cardiopatia grave” ou “nefropatia grave”), já que ampliar a lista por analogia pura não é aceito pelos tribunais.
Compartilhar:
Zeno

Equipe Zeno

Conteúdo revisado por advogados parceiros

Conteúdo elaborado pela equipe da Zeno e revisado por advogados parceiros da nossa rede, plataforma com mais de 150 mil casos atendidos em todos os 27 estados do Brasil.

✓ Revisado por advogado parceiro
Última atualização: 22 de julho de 2026
Sua doença dá direito à isenção? Análise gratuita em minutos
Consultar →